sexta-feira, 14 de julho de 2023

ELEMENTOS DE GUINDAR

 

 

          Os conjuntos de movimentação de cargas em canteiros de obras, referidos na NR 18, sob a denominação de EQUIPAMENTOS DE GUINDAR, apresentam em comum o conjunto mecânico basicamente constituído por:

    - tambores de enrolamento de cabos de aço

    - polias

    - moitões e ganchos

    - cabos de aço

       Esses componentes fazem parte do sistema mecânico do equipamento, e são complementados por mais elementos de içamento, que são utilizados abaixo do gancho, como: eslingas (estropos) de cabo de aço, cintas sintéticas, corrente de elos, balancins, olhais, soquetes, e outros, determinados conforme a peculiaridade de cada operação e tipo de carga.

 


 

Esses elementos são encontrados praticamente em todas gruas, guindastes, pórticos, pontes rolantes e guinchos de coluna utilizados em canteiros de obras e, uma grande parte dos acidentes graves e fatais que ocorrem na movimentação de cargas suspensas, estão relacionados com o colapso de algum desses elementos. 

ACIDENTE FATAL: foto mostra cinta sintética rompida que ocasionou queda da carga; cinta estava em péssimo estado de conservação.


     Portanto, é muito importante que haja na administração técnica e/ou da ST do canteiro de obras, um conjunto de procedimentos preventivos constituído por - no mínimo do controle de cada elemento, no qual estejam registrados e mantidos sempre com as anotações atualizadas de

  • data de aquisição e fornecedor; características materiais, dimensionais e dados para rastreamento;
  • fator de segurança
  • forma de guarda quando fora de serviço e responsável pela acomodação        adequada;
  • instruções para inspeções periódicas (visuais e dimensionais) e                     periodicidade; critérios de aceitação e/ou de rejeição para as ações de            inspeções;
  • responsável(is) pelas inspeções e a quem reportar no caso de serem           encontradas desconformidades e, finalmente, modo seguro para descarte  de peças reprovadas.

Observações:

  1. o fator de segurança refere-se sempre ao elemento em boas condições      de uso e são determinados em ensaios mecânicos de laboratório utilizando  materiais novos. Portanto, muito cuidado deve ser tomado para a utilização de elementos já apresentando visíveis desgastes.
  2. para cada ação de inspeção deve haver uma folha de protocolo                    operacional indicando detalhes da inspeção e modus-operandi, tipo do        instrumento (se necessário) e forma de medição. 
     
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário